Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

PSD viabiliza Orçamento

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, anunciou esta segunda-feira que os sociais-democratas vão viabilizar o Orçamento de Estado para 2010 através da abstenção, em nome do interesse nacional.
25 de Janeiro de 2010 às 17:33
PSD viabiliza Orçamento
PSD viabiliza Orçamento FOTO: João Cortesão

Em conferência de imprensa, a presidente do maior partido da Oposição adiantou que uma das razões para este sentido de voto é o compromisso de adoptar com urgência medidas a médio prazo de redução do défice público. “O senhor ministro das Finanças apresentou-nos uma proposta de Orçamento que contempla já uma descida do défice público em 2010 ainda que, relativamente a um nível surpreendentemente alto, para 2009”, frisou Manuela Ferreira Leite.

 

O PSD registou ainda que a informação disponibilizada pelo Governo sobre as contas públicas “revelam uma situação bem mais preocupante do aquela que tem sido transmitida à opinião pública”.

 

Questionada pelos jornalistas se recebeu alguma indicação de alterações à estratégia de investimento público, Manuela Ferreira Leite respondeu: “Não me parece que haja uma grande inversão”. Em todo o caso, admitiu que possa haver situações de suspensão desse investimento ou adiamento se não houver condições para o fazer.

 

Quanto à Lei das Finanças Regionais, a líder do PSD considerou por um lado que não é uma questão orçamental e por outro as propostas da Assembleia Legislativa Regional da Madeira “não desfiguram o Orçamento de Estado”.

 

PS APROVA DOCUMENTO SOZINHO

A decisão de abstenção por parte do PSD, a que se junta igual registo do CDS-PP, permite ao PS viabilizar sozinho o Orçamento de Estado para 2010. Os socialistas têm 97 assentos parlamentares, muito acima dos 31 que somam o PCP, BE e PEV.

O Governo precisou de mais de 30 horas de negociações com o PSD e o CDS-PP para garantir a viabilização do Orçamento. O CDS-PP anunciou ontem uma "abstenção construtiva", remetendo para o PSD a aprovação do documento.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)