Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

PSD/CDS-PP chumbam pequeno-almoço escolar

A maioria parlamentar chumbou esta terça-feira a proposta do BE para que as crianças de famílias em dificuldades pudessem acederem ao pequeno-almoço escolar, com Isabel Moreira do PS a votar a favor, contra a orientação do PS.
27 de Novembro de 2012 às 12:13
Isabel Moreira, deputada independente pelo PS, votou com o BE contra as orientações dos socialistas
Isabel Moreira, deputada independente pelo PS, votou com o BE contra as orientações dos socialistas FOTO: Lusa

A votação da proposta do Bloco de Esquerda avocada para plenário foi alvo de acesa discussão com as bancadas da maioria e o secretário de Estado do Ensino Básico e acabou por ser novamente chumbada com os votos contra do PSD e CDS-PP, e a abstenção do PS.

A deputada Isabel Moreira do PS votou contra a orientação do seu partido, que se absteve, e apoiou a proposta do BE que também teve o apoio do PCP e dos Verdes. O PS impõe disciplina de voto nas votações relativas à proposta de Orçamento do Estado para 2013.

Ana Drago, do BE, defendeu no plenário a proposta do seu partido sobre a possibilidade de incluir as famílias no processo de detecção das crianças em dificuldades que poderiam ter acesso ao pequeno-almoço nas escolas.

"Os senhores não querem a participação das famílias. Permitam às famílias que inscrevam os seus filhos de acordo com o que é o entendimento das suas próprias dificuldades. Criem recursos que envolvam as famílias, se não o fizerem o programa vai continuar a falhar", afirmou Ana Drago.

O secretário de Estado do Ensino Básico, João Grancho, garantiu que "qualquer criança que seja sinalizada com carência alimentar, tem resposta da Escola" e que "seja como for, as escolas atentas, o Ministério da Educação está atento e nenhuma criança desde que seja sinalizada, não deixará de ter resposta".

ORÇAMENTO VOTAÇÃO PROTESTOS GOVERNO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)