Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

QUEREM DECAPITAR O PS

O PS entrou ontem em ‘alerta vermelho’. O seu líder, Ferro Rodrigues, num aparente acto político desesperado, lançou o ataque contra “uma força que não se sabe de onde vem, esta coordenação de pressões, esta tentativa de decapitar a direcção do Partido Socialista e um secretário-geral através da mentira, da infâmia e da calúnia”.
21 de Julho de 2003 às 00:00
E lançou o apelo: “São forças contra as quais todos os democratas, sejam eles do PS, do PSD ou mesmo do CDS-PP – que ainda há alguns-se devem defrontar”.
As declarações do líder socialista proferidas em Góis, são o acentuar da ‘tese da cabala” contra o partido e que, segundo a versão do PS, levou à detenção do dirigente Paulo Pedroso, ainda que Ferro nunca a tenha usado. Calúnia foi a expressão que encontrou e que tantas críticas mereceu dentro do PS. Ontem retomou-a.
Sem enunciar nomes, Ferro disse existirem “muitos interesses em jogo contra o PS”, isto no dia em que o jornal ‘Público’ noticiou que o telefone do secretário-geral socialista se manteria sob escuta, mesmo após a detenção de Paulo Pedroso. Para alguns deputados socialistas, é a falta de uma estratégia nacional no País que leva a que se assista a “uma flagelação dos dirigentes do PS, o que é mais preocupante sendo o maior partido da oposição”. A ‘voz corrente’ é a da necessidade de “reforçar a unidade partidária” de modo a impedir também o “avanço de uma ala liberal que se tem vindo a afirmar no País e que é preocupante”. E para que não restem dúvidas, as palavras de Ferro também servem a ‘carapuça’ de alguns critícos internos.
Já o líder parlamentar do PSD, Guilherme Silva, considera que as afirmações de Ferro Rodrigues são o sinal de “alguma perturbação ocasionada pela perda de serenidade” e aconselha Ferro Rodrigues a “não embarcar em todas as versões da comunicação social”. Acrescenta que o PS tem tido um discurso “contraditório” nas questões de Justiça, num registo que resulta de “ziguezagues”, fruto de “uma precipitação”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)