Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Reações dos partidos à OCDE

Conheça as reações dos partidos às previsões da OCDE divulgadas esta quarta-feira.
29 de Maio de 2013 às 14:53

A OCDE espera que a economia portuguesa tenha uma recessão mais profunda em 2013, de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB), e que cresça menos em 2014 que o esperado pelo Governo e pela ´troika'.

PSD: "É preciso repensar estratégia europeia"
O deputado do PSD Nuno Reis destacou que as previsões da OCDE indicam uma queda "para o dobro" das economias da zona euro e defendeu que a estratégia europeia de combate à crise deve ser repensada.

"Portugal não está isolado da evolução da economia europeia. O que nós esperamos é que estes dados façam pensar quem de direito a nível europeu sobre a necessidade de repensar eventualmente a estratégia de combate à crise", afirmou Nuno Reis, em declarações aos jornalistas, no Parlamento.

PS - "A estratégia do Governo não funciona"
O deputado do PS Fernando Medina considera que as estimativas da OCDE sobre o crescimento e o défice são "particularmente preocupantes", considerando que "confirmam" que a estratégia do Governo não está a funcionar. "O que o ministro (Vítor gaspar) diz na prática não tem importância rigorosamente nenhuma" porque "não mudará a realidade".

"O facto é que Portugal está no terceiro ano de recessão e o que os portugueses gostariam de ter era uma política económica que respondesse às necessidades do país", disse ainda Medina.

PCP - "A austeridade está a destruir a economia e os direitos dos trabalhadores"
Miguel Tiago, deputado do PCP, defende que "documento atrás de documento, o que vamos verificando é sempre a mesma coisa, é que as previsões do Governo falham, que a política de austeridade e que a política de esbulho e de saque organizado aos direitos dos trabalhadores e aos salários está a resultar na destruição total da nossa economia e dos nossos direitos"

"Lembro que no início de 2013 a previsão era uma, com o documento de estratégia orçamental e a sétima avaliação a previsão agrava-se e este documento da OCDE vem dizer-nos que, afinal, nenhuma das previsões se cumprirá, que o cenário é ainda pior do que o Governo vinha anunciando", declarou.

BE - "Economia está mal e vai ficar pior"
O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, afirma que "o que constatamos com estes números é que a estratégia do Governo falhou redondamente. Todos nós tínhamos a noção de que a economia estava mal, todos nós tínhamos a noção que o Governo agudizava cada vez mais a crise no nosso país, o que a OCDE veio dizer é que, não só está muito mal, [como] vai ficar ainda pior a nossa economia".

Soares chamou ainda a atenção para "a manutenção do desemprego num valor extremamente elevado. O desemprego na taxa dos 18%, quase a chegar aos 19%", considerando que as políticas do Governo "tornam este desemprego não como pontual, mas como estrutural ao longo de vários anos".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)