De acordo com dados da Direcção-geral das Autarquias Locais, a Câmara de Silves registava um prazo médio de pagamento de 424 dias, em 31 de Dezembro de 2008. A situação agravara-se em relação a 2007, altura em que demorava 347 dias a satisfazer os compromissos.
Isabel Soares, presidente da edilidade, afirma que os atrasos estão em vias de solução: 'Efectuámos um empréstimo de 15 milhões de euros, ao abrigo do programa ‘Pagar a Tempo e Horas’, que permitirá liquidar todas as dívidas'. O dinheiro deve chegar 'ainda este mês'.
Em finais do ano passado, Monchique demorava 138 dias a pagar, mais do dobro do prazo registado no ano anterior. Portimão tinha um prazo médio de 111 dias (aumentou 10 dias no espaço de um ano) e Faro de 108 dias (menos 33 dias do que 2007).
Pela positiva destaque para Alcoutim e Albufeira, que pagavam em seis dias. 'É a confirmação da boa gestão da autarquia', afirma Desidério Silva, presidente da edilidade albufeirense. Na lista dos bons pagadores realce ainda para os municípios de São Brás de Alportel (7 dias), Vila do Bispo (9) e Lagos (11).