Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Recordista do atraso

Silves era o município algarvio que, em finais de 2008, mais tempo demorava para pagar aos fornecedores, ultrapassando um ano. Nos lugares seguintes surgiam as autarquias de Monchique, Portimão e Faro, com mais de uma centena de dias. Alcoutim e Albufeira eram as melhores pagadoras.
9 de Maio de 2009 às 00:30
Autarquia silvense vai dispor de 15 milhões de euros para pagar dívidas
Autarquia silvense vai dispor de 15 milhões de euros para pagar dívidas FOTO: Paulo Marcelino

De acordo com dados da Direcção-geral das Autarquias Locais, a Câmara de Silves registava um prazo médio de pagamento de 424 dias, em 31 de Dezembro de 2008. A situação agravara-se em relação a 2007, altura em que demorava 347 dias a satisfazer os compromissos.

Isabel Soares, presidente da edilidade, afirma que os atrasos estão em vias de solução: 'Efectuámos um empréstimo de 15 milhões de euros, ao abrigo do programa ‘Pagar a Tempo e Horas’, que permitirá liquidar todas as dívidas'. O dinheiro deve chegar 'ainda este mês'.

Em finais do ano passado, Monchique demorava 138 dias a pagar, mais do dobro do prazo registado no ano anterior. Portimão tinha um prazo médio de 111 dias (aumentou 10 dias no espaço de um ano) e Faro de 108 dias (menos 33 dias do que 2007).

Pela positiva destaque para Alcoutim e Albufeira, que pagavam em seis dias. 'É a confirmação da boa gestão da autarquia', afirma Desidério Silva, presidente da edilidade albufeirense. Na lista dos bons pagadores realce ainda para os municípios de São Brás de Alportel (7 dias), Vila do Bispo (9) e Lagos (11).

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)