Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Reembolso máximo para 820 €

As empresas terão um reembolso da Taxa Social Única (TSU) até ao valor máximo de 175 euros durante ano e meio, para os contratos a termo de jovens desempregados de longa duração, (doze meses) entre os 18 e os 30 anos. Mas este montante só se aplica, no máximo, a salários brutos mensais de 820 euros. O programa foi aprovado ontem em Conselho de Ministros.
7 de Junho de 2012 às 01:00
 Miguel Relvas explicou ontem o plano de combate ao desemprego jovem
Miguel Relvas explicou ontem o plano de combate ao desemprego jovem FOTO: António Cotrim/Lusa

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, e o secretário de Estado da Segurança Social, Marco António Costa, garantiram que "o custo estimado da implementação desta medida será de 42,5 milhões de euros, assegurado pelo Fundo Social Europeu, sem perigos para a Segurança Social".

O programa ‘Impulso Jovem’ terá um fundo superior a 344 milhões de euros e abrange cerca de 90 mil jovens. Composto por vários pilares, o plano tem uma regra mínima: o jovem terá de estar inscrito nos Centros de Emprego há pelo menos quatro meses. Em média, cada jovem poderá custar ao Estado entre 4 375 euros a 8 749 euros no programa ‘passaporte jovem’.

No apoio à contratação e empreendedorismo, haverá um programa de microcrédito. O universo são 275 pessoas. O montante estimado é de 28 682 mil euros por cada jovem.

Quanto ao apoio ao investimento, está previsto um projecto direccionado para a internacionalização: envolve uma média de custos de 100 mil euros por cada jovem. Já na Função Pública, o Executivo prevê 2500 estágios de um ano por 628,83 euros/mês, não prorrogáveis.

MIGUEL RELVAS IMPULSO JOVEM PLANO GOVERNO EMPREGO APOIO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)