Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

RELATÓRIO ARRASA AGRICULTURA

O projecto de relatório da Comissão Europeia ontem divulgado, sobre a agricultura portuguesa, acusa as autoridades lusas de pouco terem feito nos últimos vinte anos. "Quase duas décadas e subsídios de centenas de milhões de euros depois, a agricultura portuguesa enfrenta os mesmos problemas que em 1986 levaram à criação de um programa específico para o seu de- senvolvimento". É esta a principal crítica que a Comissão faz a Portugal.
3 de Junho de 2003 às 00:00
A modernização nos campos é ainda escassa
A modernização nos campos é ainda escassa FOTO: Arquivo CM
De acordo com o relatório, "a agricultura portuguesa enfrenta a necessidade de relançar e acelerar o seu ajustamento estrutural, continuar a desenvolver uma orientação de mercado sustentável focalizada na qualidade e melhorar a competitividade das áreas rurais". Desta forma, a Comissão dá a entender que não é com aumentos de quotas de produção, como pretendem os produtores e o Governo, que os problemas estruturais poderão ser resolvidos, mas sim com o reforço do desenvolvimento rural.
O ministro da Agricultura, Sevinate Pinto, faz no entanto uma leitura diferente do relatório, afirmando que este " é uma importante ajuda na nossa estratégia negocial no âmbito da Política Agrícola comum(PAC)". O ministro considera ainda que a Comissão admite a necessidade de "ajustamentos estruturais", nomeadamente no reforço do desenvolvimento rural, e " só a Comissão pode ajudar financeiramente neste investimento".
Para o ex-ministro Capoulas Santos, este relatório vem confirmar a justeza das suas teses, e ao mesmo tempo, "a estratégia suicida do PSD relativamente à PAC". Luís Mira, da CAP, considera que o conteúdo do relatório é compatível com as pretensões do Governo, e que o documento " é factual, mas as suas conclusões não são completas".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)