Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Remessas para Brasil em queda

Os brasileiros em Portugal estão a enviar cada vez menos dinheiro para o seu país natal.
18 de Abril de 2013 às 01:00

Os brasileiros que vivem em Portugal estão a enviar cada vez menos dinheiro para o Brasil. Segundo os dados ontem revelados pelo Banco de Portugal, em fevereiro, as remessas foram de 9,7 milhões de euros, uma quebra de 57% face a igual mês do ano passado.

No total, as remessas de imigrantes caíram de 39,5 milhões de euros para 33,3 milhões de euros no mês de fevereiro, segundo o boletim estatístico do Banco de Portugal.

Na origem desta quebra poderá estar a crise económica em Portugal e o desemprego recorde, forçando muitos imigrantes a regressarem a casa ou tentarem a sorte noutro país.

Espanha é o único país que escapa à quebra de remessas dos seus cidadãos a viverem em Portugal: cresceram de 1,1 milhões de euros para 1,13 milhões de euros. No caso dos emigrantes portugueses, mantém-se o crescimento que se tem verificado nos últimos meses. Com cada vez mais portugueses a saírem do País para procurar emprego, os emigrantes enviaram 202 milhões de euros só em fevereiro, com França a manter-se no topo da origem das remessas, com 62 milhões de euros, seguida da Suíça, com 45 milhões de euros. Do Brasil veio um milhão de euros.

remessas brasil queda dinheiro emigrantes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)