Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Resultados das autárquicas vão demorar mais tempo

Eleições de hoje contam com novo sistema de contagem de votos que na fase de testes revelou vários problemas, mas ministro está confiante
29 de Setembro de 2013 às 01:00
O ministro Miguel Macedo visitou ontem o Centro de Recolha de Resultados Eleitorais, em Oeiras
O ministro Miguel Macedo visitou ontem o Centro de Recolha de Resultados Eleitorais, em Oeiras FOTO: Helena Poncini

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, admitiu ontem que pode haver um "atraso" na divulgação dos resultados eleitorais de hoje por causa da forma como será feita a transmissão de dados na sequência da agregação de freguesias.

Numa visita ao Centro de Recolha de Resultados Eleitorais, no Taguspark em Oeiras, o ministro disse ser "previsível" que os resultados comecem a chegar "mais tarde" do que em eleições anteriores, porque as freguesias mais pequenas, por via da agregação, têm mais eleitores e a votação é mais demorada.

Miguel Macedo lembrou que nas freguesias agregadas, as mesas de voto continuam a existir nos dois locais das freguesias e por isso é ainda preciso fazer a agregação de ambas para se obter o resultado definitivo dessa freguesia.

"Começarmos a receber os resultados um pouco mais tarde do que era habitual é normal nesta circunstância", afirmou Miguel Macedo aos jornalistas.

As eleições de hoje vão ser as primeiras sem governos civis e com junção de freguesias, alterações que levam o ministro a reconhecer que possam surgir alguns problemas.

O governante acrescentou que na "fase de testes foram detetados alguns problemas na comunicação de dados do sistema" mas minimizou-os explicando que acredita estar tudo resolvido.

Miguel Macedo disse ainda que o ministério investiu 1 milhão de euros em tecnologia na sala de operações que vai transmitir os resultados eleitorais.

eleições autárquicas resultados votos Miguel Macedo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)