Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Revista municipal aquece autárquicas

A três meses das eleições autárquicas, a Câmara Municipal de Santarém lançou uma revista que faz o balanço das obras e investimentos realizados nos últimos quatro anos, sob a presidência de Rui Barreiro, que é o candidato do PS em Outubro.
25 de Julho de 2005 às 00:00
A revista tem 84 páginas e abre com uma entrevista a Rui Barreiro
A revista tem 84 páginas e abre com uma entrevista a Rui Barreiro FOTO: d.r.
Sob o título ‘Santarém no caminho do desenvolvimento’, a publicação apresentada esta semana abre com uma entrevista de 12 páginas a Rui Barreiro, seguindo-se o desfile dos projectos fomentados desde 2002, a maioria com ajuda de fundos comunitários.
Para Francisco Moita Flores, o cabeça-de-lista da candidatura independente apoiada pelo PSD em Santarém, a revista, de 84 páginas a cores, “é um insulto aos munícipes” e “revela total ausência de pudor e respeito pela lei”.
“Este presidente de Câmara ultrapassou todos os limites quanto a autopromoção”, condenou Moita Flores, acusando o executivo de gastar dinheiro numa “edição de luxo” quando deve “milhares e milhares de contos às juntas de freguesia e associações recreativas e culturais”.
ESCLARECIMENTO
Confrontado com estas críticas, Rui Barreiro argumenta que os 2 500 exemplares, de distribuição gratuita, foram subsidiados a 100 por cento pelo FEDER e pela Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo, podendo contribuir, na sua opinião, para “um maior esclarecimentos dos investimentos realizados freguesia a freguesia”.
Sobre a proximidade das eleições autárquicas, Rui Barreiro refere que a ser feito antes “o balanço não seria tão correcto”, negando que a revista constitua um objecto de campanha a seu favor: “Não posso ser penalizado pelo facto de estar a trabalhar e ao mesmo tempo ser candidato”, afirmou.
Mas Moita Flores considera que a revista está “cheia de inverdades”, ao incluir projectos inacabados ou do tempo do anterior presidente da autarquia.
Rui Barreiro volta a rejeitar as críticas. Para o autarca, os quadros apresentados na publicação são esclarecedores do ponto de situação das obras.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)