Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Ribeiro e Castro fica na Europa

José Ribeiro e Castro vai mesmo continuar no Parlamento Europeu (PE), em Estrasburgo, acumulando com o cargo de presidente do CDS-PP. Segundo apurou o CM junto de fonte próxima do líder democrata-cristão, Ribeiro e Castro não dará ouvidos aos que “por má fé ou por ignorância” defendem o seu regresso a Lisboa para se dedicar exclusivamente ao partido.
30 de Abril de 2005 às 00:00
José Ribeiro e Castro encontrou-se ontem com Marques Mendes na sede do PSD, em Lisboa
José Ribeiro e Castro encontrou-se ontem com Marques Mendes na sede do PSD, em Lisboa FOTO: Sérgio Lemos
A mesma fonte recordou que a situação não é inédita, pois “também o ex-presidente do CDS-PP Manuel Monteiro esteve no PE cerca de um ano e meio (desde as eleições europeias de 94 até às legislativas de 95) e conseguiu um bom resultado eleitoral, triplicando o número de deputados (de 5 para 15)”.
À parte disso, Ribeiro e Castro entende que ter alguém em Bruxelas e em Estrasburgo “é útil ao partido e a Portugal”. Note-se que durante o XX Congresso, Ribeiro e Castro informou que se manteria no PE e só alteraria a sua posição se concluísse que o exercício dos dois cargos era incompatível. A estratégia foi definida e agora está a executá-la. Exemplo disso, é a deslocação que efectuará até segunda feira ao Norte do País para ouvir os militantes.
Amanhã vai a Oliveira do Hospital e a Oliveira do Bairro para lançar os candidatos às respectivas câmaras. No domingo está em Vila Real, Chaves, Famalicão, Braga, Paredes e Porto. Na segunda feira almoça com Daniel Campelo (para avaliar a sua disponibilidade) e reúne-se com os três anteriores coordenadores autárquicos, Girão Pereira, Álvaro Castelo Branco e Anacoreta Correia.
Aproveitando a sua estada em Lisboa, Ribeiro e Castro foi ontem à sede nacional do PSD cumprimentar Marques Mendes. A agenda dos dois líderes não foi divulgada, mas a a hipótese de uma coligação PSD-CDS/PP em Lisboa é uma questão incontornável. A este propósito, Ribeiro e Castro disse que “nada dirá sobre casos concretos antes de ter um retrato completo da situação, que poderá estar concluído no final da próxima semana”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)