Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

ROMANO PRODI APOIA ANTÓNIO VITORINO

O presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi, afirmou ontem em Bruxelas que tem a“certeza” de que António Vitorino seria “um bom” secretário-geral da NATO.
19 de Junho de 2003 às 00:00
Vitorino com mais apoio
“Tenho a melhor opinião sobre o António”, sublinhou o presidente do executivo comunitário, acrescentando que o português “é também muito bom comissário”. Prodi disse não ter falado ainda com Vitorino sobre a questão, visto não lhe caber a ele decidir sobre a eventual ida para o cargo.
António Vitorino, actual comissário europeu da Justiça e que recentemente se reuniu com o secretário de Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, tem sido apontado nos meios diplomáticos em Bruxelas e pela imprensa internacional como um dos mais fortes candidatos ao cargo de secretário-geral da NATO, que será deixado vago no final do ano pelo britânico George Robertson.
A possibilidade de Vitorino ser eleito aumentou com a desistência de outros potenciais candidatos, como a ministra da Defesa norueguesa, Kristin Krohn Devold, e o ministro da Defesa italiano, António Martino.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)