Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Romualda, Joacine e Beatriz: As três mulheres negras que trazem diversidade à Assembleia da República

Saiba quem são estas três mulheres que prometem lutar pela igualdade e pelas minorias.
Correio da Manhã 7 de Outubro de 2019 às 16:32
Romualda Fernandes
Joacine Katar Moreira
Beatriz Gomes Dias
Romualda Fernandes
Joacine Katar Moreira
Beatriz Gomes Dias
Romualda Fernandes
Joacine Katar Moreira
Beatriz Gomes Dias
São três as deputadas negras que vão marcar presença neste novo governo e desta forma trazer mais diversidade ao Parlamento. No total, este domingo foram eleitas 90 mulheres como deputadas. Joacine Katar Moreira, Beatriz Gomes Dias e Romualda Fernandes provêm de países africanos e mais do que mulheres negras, são também ativistas. 

Joacine representa o Livre, Beatriz faz parte do Bloco de Esquerda e Romualda faz parte do partido vencedor destas eleições, o Partido Socialista. Mas quem são estas três mulheres ainda pouco conhecidas dos portugueses? Além de defenderem as minorias, este trio promete ainda falar em nome da igualdade. 

Beatriz Gomes Dias, Bloco de Esquerda
Natural do Senegal, é licenciada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra e mestre em Comunicação de Ciência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professora de Biologia no ensino básico e secundário em Lisboa. Ativista antirracista, é membro da SOS Racismo e fundadora e dirigente da Djass – Associação de Afrodescendentes.

Joacine Katar Moreira, Livre
Joacine Katar Moreira tem 37 anos e é natural da Guiné-Bissau. Licenciada em História Moderna e Contemporânea – vertente de Gestão e Animação de Bens Culturais e mestre em Estudos do Desenvolvimento. É doutorada em Estudos Africanos pelo ISCTE-IUL. Foi bolseira de Investigação a trabalho em arquivos e consultora em Organizações não-governamentais. É ativista anti-racista.

Romualda Fernandes, Partido Socialista
Tem 65 anos, é licenciada e mestre em Ciências Jurídicas (Direito) pela Universidade Saint Denis Paris VIII, possui ainda uma pós graduação em Direito Internacional aplicado à Economia. A jurista pertence ao círculo eleitoral de Lisboa e este é o seu primeiro mandato. 

Conheça todos os deputados que vão estar no parlamento aqui.


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)