Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Ruben de Carvalho defende obras no IPO

O candidato do CDU à autarquia lisboeta, Ruben de Carvalho, defendeu esta segunda-feira a manutenção do Instituto Português de Oncologia (IPO) nas actuais instalações, considerando a saída da Praça de Espanha “uma operação de especulação urbanística”.
18 de Junho de 2007 às 14:58
“A localização actual é a melhor de todas”, afirmou o candidato, explicando que “se encontra em local central, com o melhor interface de transportes existentes na cidade, em local aberto e sem grande pressão urbana envolvente”.
Ruben de Carvalho partilha da mesma opinião que o administrador do IPO, de que a unidade de saúde necessita de obras, mas deve ser mantida no mesmo local.
O IPO “tem um plano de renovação em construção de novas instalações no mesmo local onde hoje se encontra e por fases, sem interromper o funcionamento”, desde o Governo de António Guterres (1995-2000), afirmou o candidato, acrescentando que na sua opinião, este modelo, elaborado pelo actual ministro da Saúde, Correia de Campos, era o mais “eficaz e o que menos prejudica a cidade”.
Para Ruben de Carvalho, o que está em causa é “uma operação de especulação urbanística e de privatização do IPO”. “Os terrenos da Praça de Espanha seriam entregues a privados para urbanizar e esses mesmo privados construiriam uma nova unidade noutro local”, salientou o candidato.
O candidato do CDU sublinhou ainda que “a obsessão do Governo pela deslocalização do IPO para fora de Lisboa” não é caso único, estando previstos o fecho e saída da cidade de vários estabelecimentos de saúde, como o Hospital São João, Capuchos e Desterro.
DEBATES A 12 “COMPLICADOS”
Relativamente às eleições intercalares, agendadas para o dia 15 de Julho, Ruben de Carvalho, considerou esta manhã que os debates nos órgãos de comunicação social entre os 12 candidatos vão “ser complicados”, devido ao número de participantes.
Aquando os debates a 12, cada candidato deve ser “conciso e preciso nas propostas” a apresentar o que “o distingue dos outros”, defendeu o cabeça-de-lista do CDU, quando questionado sobre o debate que o canal de televisão SIC realiza amanha com sete dos candidatos à autarquia lisboeta.
Ruben de Carvalho adiantou ainda que esta questão não se coloca com o debate promovido pela SIC.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)