Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Rui Rio debaixo de fogo para passar no teste das autarquicas

Futuro do líder do PSD nas mãos dos resultados eleitorais. Há três anos garantiu vitória.
Salomé Pinto 18 de Fevereiro de 2021 às 08:39
Rui Rio
Rui Rio FOTO: Lusa
O presidente do PSD, Rui Rio, está debaixo de fogo para passar no principal teste à sua liderança: as Autárquicas de setembro/outubro. Há três anos, quando foi pela primeira vez eleito líder social-democrata, “Rio disse sempre que a vitória que preconizaria aconteceria nestas Autárquicas”, recorda ao CM o ex-deputado Carlos Abreu Amorim, acrescentando que “quem quer adiar é porque receia o teste”.

A sete metes das eleições locais, o CM sabe que nas reuniões dos conselhos estratégicos nacionais já se discute uma vitória só numas eleições Legislativas antecipadas, deixando para trás a promessa das Autárquicas. “O PSD está desmotivado”, “as estruturas sentem-se silenciadas”, nomeadamente no Porto, apurou o CM. “Na distrital temos todos os nomes fechados menos na Invicta, só Rui Rio sabe”, revelou o líder desta estrutura, Alberto Machado. Coligações com o independente Rui Moreira estão fora da equação. O PSD terá lista própria sem Rio, cuja ambição não é voltar a liderar uma autarquia mas governar o País, avançou José Silvano. Em Lisboa, “o cabeça de lista só está na cabeça de Rio”. Poiares Maduro e Carlos Moedas já recusaram. A solução poderá passar por Ricardo Baptista Leite, só que o deputado ainda não foi abordado sobre o assunto.

pormenores
Oposição a adiamento
Vários autarcas contestam a proposta de Rio de adiar as eleições por dois meses. Carlos Carreiras diz que essa posição “é nefasta para o País e derrotista para o partido”.

Anúncio em março
Durante o mês de março serão revelados todos os candidatos. Até ao final da semana, PSD e CDS fecham o acordo de coligações.

CDS apoia Rui Moreira
O CDS vai apoiar o independente Rui Moreira, caso o autarca do Porto se decida recandidatar às Autárquicas de 2021.
Ver comentários