Rui Rio em estado de graça mas longe de Costa

Três vezes mais pessoas preferem ter líder do PS como primeiro-ministro.
Por Bruno de Castro Ferreira|09.02.18
A uma semana de tomar posse como presidente do PSD, Rui Rio está em estado de graça na avaliação dos eleitores. Ainda assim, o ex-autarca do Porto está longe de ser considerado a melhor escolha para liderar o governo. De acordo com o barómetro CM/Aximage de fevereiro, a maioria dos inquiridos só confia em António Costa para primeiro-ministro.

Intenção de voto legislativo
Fevereiro é o primeiro mês em que Rui Rio aparece na sondagem e foi logo avaliado com 12,1 pontos, numa escala de zero a 20. À frente do presidente eleito do PSD está apenas António Costa, avaliado com 12,7 valores. A diferença de Rio para o ainda presidente do PSD é avassaladora. Em outubro de 2017, último mês em que se avaliou a prestação de Passos Coelho como líder político, o ex-primeiro-ministro recolheu apenas 5,2 valores. E mesmo assim já tinha recuperado dos 4,7 pontos com que foi avaliado em setembro.

Mas Rio tem um longo caminho pela frente para convencer o eleitorado de que é a melhor escolha para liderar o próximo governo. É que mais de 64% dos inquiridos só confiam em António Costa para liderar o Executivo. Rio tem uma percentagem quase três vezes inferior. Apenas 22% dizem que o ex-autarca do Porto é o político em quem mais confiam para primeiro-ministro. Recorde-se que, em novembro, 34,1% dos inquiridos preferiam Rio e 56,4% escolhiam Costa. Os dois estão agora mais distantes.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!