Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Rui Rio anuncia a sua decisão sobre presidenciais em outubro

Ex-presidente da câmara do Porto prefere falar depois das legislativas.
1 de Setembro de 2015 às 22:00
Rui Rio é um dos possíveis candidatos às presidenciais
Rui Rio é um dos possíveis candidatos às presidenciais FOTO: Eduardo Martins / Correio da Manhã
Rui Rio esclarece, em artigo de opinião na edição de quarta-feira do Jornal de Notícias, que só anuncia a sua decisão sobre uma eventual candidatura à Presidência da República em outubro.

O ex-presidente da Câmara do Porto explica, no artigo, o equívoco das sucessivas datas que foram noticiadas sobre a sua vontade de concorrer ao Palácio de Belém e garante que a candidatura, a confirmar-se, nada tem de "tático".

Fala mesmo num "projeto para o País e a identificação de uma inequívoca vontade de uma parte substancial da sociedade".

Também admite que o regresso à vida política pode estar para breve, refere o JN na sua edição 'online'. Rui Rio justifica a data do anúncio com o que diz ser a disponibilidade dos portugueses para pensarem nas presidenciais, o que julga só poder acontecer depois das legislativas.

O artigo a publicar amanhã na edição impressa do JN tem o título "Presidenciais: Ponderação em nome da responsabilidade", e nele Rui Rio deixa duras críticas a comentadores políticos que confundem "a realidade do país" com "a futilidade de alguns corredores político-mediáticos".

No domingo, o ex-líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa tinha defendido que os potenciais candidatos do centro-direita às presidenciais "terão exatamente as mesmas dificuldades" que Santana Lopes para decidir se avançam ou não na corrida para Belém.

Rui Rio artigo candidatura presidenciais política eleições
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)