Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

SACOS AZUIS ABREM GUERRA NA DISTRITAL DO PSD PORTO

A posição do Governador Civil do Distrito de Braga, Luís Cirilo, está na origem do agravamento da divisão interna na distrital do PSD. O próximo plenário de militantes poderá ser escaldante. No centro da polémica estão as posições em torno das consequências do envolvimento do governador na gestão do Vitória de Guimarães, onde a existência de 'sacos azuis' levou à detenção do presidente do clube, Pimenta Machado. Luís Cirilo admite demitir-se, caso venha a ser pronunciado
25 de Janeiro de 2003 às 00:00
O presidente da comissão política distrital, o autarca vilaverdense José Manuel Fernandes, já se manifestou solidário, mas reconheceu publicamente que o governador "começa a ter dificuldades" no desempenho do cargo.

No entanto, o vice-presidente da distrital e deputado Virgílio Costa disse ontem que Luís Cirilo tem todas as condições para prosseguir as suas funções de governador. "Desta situação não vem qualquer prejuízo para o distrito", vincou mesmo Virgílio Costa, numa conferência de imprensa onde garantiu ter pago todas as dívidas fiscais relativas a uma empresa onde fora gerente, encerrando assim o processo pendente em tribunal e o pedido de levantamento da imunidade.

O deputado Eugénio Marinho recusou-se a comentar a situação do Governador, prometendo pronunciar-se apenas em assembleia distrital. Como confessou ontem ao CM fonte social-democrata, "será o momento ideal para libertar os ódios abafados" por parte da facção defensora de Cirilo e afecta ao anterior presidente da distrital, o autarca barcelense Fernando Reis (e que recentemente se demitiu de presidente da mesa da Assembleia Distrital, em ruptura com o líder da comissão política).

Luís Cirilo exerceu as funções de secretário-geral do Vitória de Guimarães, num período em que reconheceu ter havido necessidade de existência de contas particulares para que o clube pudesse assumir compromissos financeiros, mas negou o envolvimento directo nas contas que serviriam de 'sacos azuis'. O problema agravou-se com alegadas declarações onde o governador terá classificado de normal a existência de ‘sacos azuis’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)