Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

SAMPAIO AJUDA 18 MIL CRIANÇAS DA GUARDA

As crianças do distrito da Guarda em risco de abandonarem a escola vão ter uma nova oportunidade. Jovens como o pastor Leonel, de 14 anos, que salta da cama às quatro da manhã para tratar das cabras e só depois apanha o autocarro para a escola, vão receber um novo incentivo para não pararem os seus estudos. Uma prenda de Natal diferente, que tem o dedo do Presidente da República.
19 de Dezembro de 2002 às 00:00
No final do passado mês de Outubro, Jorge Sampaio realizou uma Presidência aberta no distrito da Guarda onde ficou a conhecer a dura realidade de muitas crianças do mundo rural que, antes da escola, têm de ajudar a família nas tarefas agrícolas. A taxa de abandono escolar é, naturalmente, muito alta na região.

Sensibilizado com a situação, Jorge Sampaio chegou mesmo a dar boleia ao Leonel e a um amigo no seu carro. O ministro da Educação, David Justino, também esteve presente e prometeu ajudar. E a ajuda aí está.
Impulsionadas pela Presidência da República, várias entidades uniram esforços e criaram um programa especial de apoio a 18 jovens do distrito. Sempre com o objectivo de evitar o abandono escolar.

Além de apoio psicológico, o Leonel e os colegas vão ter aulas de natação, visitas de estudo e outras actividades. As aulas de Inglês, por exemplo, têm uma componente muito mais prática e funcional. Tudo para “prender” estes jovens, que frequentam agora o 5.º ano, à escola.

O Leonel até recebeu uma prenda extra. O Conselho Directivo da sua escola ofereceu-lhe uma bicicleta novinha em folha para facilitar a azáfama do dia-a-dia. Não é tudo, mas ajuda.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)