Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

SAMPAIO APOIA NOVA FUNDAÇÃO

O Presidente da República, Jorge Sampaio, participa num congresso que decorre de 2 a 4 de Maio, em Paris, para fundação da organização 'Cidades e Governos Locais Unidos' de que foi um dos inspiradores.
9 de Março de 2004 às 22:35
"Foi ele [Sampaio] e Pierre Mauroy [antigo primeiro-ministro de França] que tiveram esta ideia foi graças a eles que chegámos aqui", afirmou ontem em conferência de imprensa Pierre Schapira, vereador da Câmara Municipal de Paris.
O chefe de Estado português vai participar apenas na abertura do congresso, na qualidade de antigo presidente da Federação Mundial das Cidades Unidas (FMCU), cargo que exerceu quando esteve à frente da Câmara Municipal de Lisboa.
O congresso vai fundir três organizações de autarcas (FMCU, União Internacional das Autoridades Locais e Metropolis) numa só que reunirá cidades de todo o mundo e será o seu interlocutor junto das principais organizações internacionais, como as Nações Unidas ou o Banco Mundial.
O objectivo é criar uma rede internacional de cidades onde se faça uma reflexão do seu papel, nomeadamente na prevenção de conflitos, na defesa dos direitos humanos, na assistência social, na igualdade entre homem e mulher ou no desenvolvimento sustentável.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)