Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

SAMPAIO ATENTO AO IRAQUE

O Conselho Superior de Defesa Nacional reúne-se hoje em Belém para analisar, entre outras matérias, a situação no Iraque.
11 de Setembro de 2003 às 00:00
Jorge Sampaio
Jorge Sampaio FOTO: Jorge Godinho
A Presidência da República considera que, nas actuais circunstâncias, não há motivo para alterar o formato de participação de Portugal no território. No entanto, é necessário avaliar a situação, caso haja uma força multinacional com um mandato claro das Nações Unidas.
O facto da agenda da reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional ter incluído esta questão, à última hora, revela que Jorge Sampaio está atento aos preparativos da viagem dos efectivos da GNR para aquele território.
O presidente da República opôs-se ao envio de forças militares para o território sem o aval da ONU. Por isso, o Governo optou pelo envio de uma companhia de elementos da GNR para evitar um confronto com o PR. Porém, se existir um mandato da ONU, o envolvimento português pode vir a ter outros contornos, ainda que o Executivo já tenha afirmado que não pretendia enviar militares para o Iraque.Entretanto, o PS pediu presença do ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes, na AR.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)