Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

SAMPAIO COMOVIDO NA VISITA A SACRAMENTO

O Presidente da República Jorge Sampaio afirmou-se ontem comovido com a calorosa recepção de que foi alvo em Sacramento, antiga colónia portuguesa no rio da Prata, no Uruguai. Sampaio, que percorreu a pé as ruas da cidade, salientou o bom momento das relações luso-uruguaias e apelou ao fortalecimento dos laços que unem os dois países.
18 de Novembro de 2003 às 00:00
O chefe de Estado português foi recebido na Intendência Municipal da Colónia de Sacramento pelo intendente Carlos Reish, que teceu um rasgado elogio à influência dos portugueses na região. Um "or- gulho na liderança comum" partilhado por Sampaio, que afirmou sentir-se "em casa".
Antes da visita a Sacramento, Sampaio, que é o primeiro chefe de Estado português a visitar o Uruguai, esteve reunido com o seu homólogo uruguaio Jorge Battle Ibañez no Palácio Suarez, em Montevideu, num encontro em que foram abordadas as relações bilaterais e o papel de Portugal nas negociações entre a União Europeia e o Mercosul. A propósito deste tema, Sampaio mostrou-se confiante quanto à assinatura de um acordo até ao final de 2004, o qual considerou "fundamental para o reforço das relações regionais". No plano bilateral, o presidente da República afirmou que "existem todas as condições" para desenvolver "em todos os domínios" as relações luso-uruguaias.
Palco de disputas entre Portugal e Espanha, Sacramento foi fundada, em 1680, pelo português Manuel Lobo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)