Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

SAMPAIO CONFIA NO FUTURO DAS NAÇÕES UNIDAS

O Presidente da República, Jorge Sampaio, mostrou-se ontem confiante sobre o futuro das Nações Unidas, garantindo que os estados que a compõem têm "todas as condições para ultrapassar este grave momento".
23 de Março de 2003 às 00:00
"As Nações Unidas não são uma coisa etérea nem diferente dos estados que a compõem. Somos nós que formamos as Nações Unidas e temos todas as condições para ultrapassar este grave momento", argumentou.
Jorge Sampaio falava aos jornalistas, em Beja, durante uma visita à Ovibeja, certame agro-pecuário que ontem se iniciou, no Parque de Feiras e Exposições local, prolongando-se até dia 30.
Questionado sobre se acredita no futuro das Nações Unidas, devido às divergências que surgiram sobre o ataque militar ao Iraque, o Presidente da República garantiu que aquele depende da vontade dos estados que a formam.
"O futuro das Nações Unidas depende dos estados, estes é que se têm de entender sobre o futuro e a ordem internacional que querem. Temos todas as condições para olhar para o futuro e para o reordenamento que está em curso", frisou.
O Presidente voltou ainda a insistir na mesma ideia, ao afirmar que o Conselho de Segurança "não é mais do que a soma de 15 estados", com a capacidade "que lhe dá a Carta das Nações Unidas".
Escusando-se a prestar mais declarações sobre esta matéria – "já não foi nada mau!", disse aos jornalistas – Sampaio voltou, tal como sexta-feira, no primeiro dia de visita a Beja, a evitar pronunciar-se sobre os primeiros dias de conflito no Iraque. "Isso é convosco (jornalistas). Estão lá enviados especiais, há muitos comentadores e especialistas nessas matérias, temo-los ouvido todos os dias. Eu não tenho nada a acrescentar", limitou-se a afirmar.
No primeiro dia de visita a Beja, depois de no auditório do Núcleo Empresarial da Região de Beja (NERBE), o Presidente presidiu a uma sessão de informação sobre os três projecto para a região: o aeroporto, a barragem de Alqueva e o porto de Sines.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)