Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

SAMPAIO PEDE AGITAÇÃO

O Presidente da República, Jorge Sampaio, iniciou ontem, em Mértola, seis dias de Presidência Aberta no distrito de Beja, durante os quais pretende realçar os temas considerados essenciais para o desenvolvimento regional, como a agricultura, saúde, património e poder local.
12 de Junho de 2002 às 00:28
Jorge Sampaio à chegada a Almodôvar
Jorge Sampaio à chegada a Almodôvar
De chapéu à "Indiana Jones", Jorge Sampaio dedicou a manhã de ontem ao património arqueológico e apelou à população de Mértola para assumir um papel mais participativo e reivindicativo na vida pública. "É necessário uma alma de agitação democrática, no melhor sentido. É preciso que o povo acredite que as instituições são capazes de resolver problemas", disse o Presidente da República à população depois de uma visita ao Museu Islâmico de Mértola, acompanhado do ministro da Cultura, Pedro Roseta, do presidente da Câmara local, Jorge Pulido Valente, e do director arqueólogo Cláudio Torres.

Depois da intervenção de Pulido Valente, autarca de Mértola, que enumerou as debilidades do concelho e solicitou a intervenção do chefe de Estado no sentido de assegurar mais apoios, Jorge Sampaio deu a "receita": uma gestão autárquica mais participada, que inclua visitas às freguesias e diálogo permanente com as populações.

Durante o dia de ontem o Presidente da República viajou ainda até Almodôvar, onde homenageou, com a Comenda da Liberdade, o médico João de Brito Camacho. Neste concelho, Jorge Sampaio destacou os avanços conseguidos na área dos cuidados primários de saúde nas últimas três décadas e elogiou a dedicação dos médicos radicados no interior.

Sampaio terminou o dia, em Beja, com as audiências concedidas às administrações das empresas responsáveis pelos três principais projectos em curso no Alentejo - Alqueva, aeroporto de Beja e porto de Sines. E recebeu também os representantes dos empresários e comerciantes do distrito.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)