Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

SAMPAIO QUER COOPERAÇÃO ENTRE AUTARQUIAS

O Presidente da República, Jorge Sampaio, defendeu ontem a conjugação de esforços entre autarquias na concretização de projectos de interesse multimunicipal e na resolução de problemas comuns.
25 de Maio de 2003 às 00:00
"É preciso que os municípios percam a mania de que é sozinhos que podem fazer tudo", afirmou o Presidente na vila de Arganil, sublinhando que "nem todos os municípios têm que fazer a mesma coisa" e que as autarquias podem aproveitar melhor os seus recursos se o fizer de forma articulada.
Sampaio, que cumpriu o segundo dia da "Presidência Aberta" no interior do distrito de Coimbra, falava no coreto do largo central de Arganil, espaço privilegiado para as bandas filarmónicas.
Centenas de pessoas assistiram às intervenções do presidente da Câmara Municipal, Rui Silva, e do Chefe de Estado, que, de improviso, convidou um grupo de crianças a subirem consigo para o palanque e a fazerem-lhe companhia durante o discurso.
'TEMPOS DIFÍCEIS'
Apesar de reconhecer "os tempos difíceis que estamos [os portugueses] a viver", Sampaio avisou que, no quadro da União Europeia, "ninguém faz o trabalho por ninguém" e que os apoios comunitários "vão seguramente" ser reduzidos com a adesão de outros países. Sampaio afirmou que está atento às actuais dificuldades do País, designadamente ao encerramento de um elevado número de empresas, mas frisou que "não vale a pena carpir mágoas".
Sampaio foi ovacionado pela população quando afirmou que o Estado e as famílias devem "dar todas as oportunidades" às crianças e jovens e que "nem todos têm que ter um canudo debaixo do braço". Se um jovem quer ser electricista, por exemplo, cabe aos pais apoiar essa pretensão, já que, "todas as funções têm igual dignidade". O presidente da Câmara de Arganil, do PS Rui Silva disse, por seu turno, que a decisão do Governo de abolir a sisa vai prejudicar este ano a autarquia em 60 mil contos, o que se traduz numa redução do investimento municipal.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)