SANTANA É O MAIS POPULAR

Recém-eleito presidente do PSD, Pedro Santana Lopes é já o líder partidário mais popular, batendo Francisco Louçã que há vários meses liderava esta sondagem do Correio da Manhã/Aximage. Ferro Rodrigues, apesar de demissionário, também ultrapassou Carlos Carvalhas, ocupando agora o terceiro lugar na tabela. Quem não descola do último lugar é Paulo Portas. No que diz respeito às intenções de voto, o PS continua à frente, mas o PSD teve uma ligeira recuperação.
16.07.04
  • partilhe
  • 1
  • +
Pedro Santana Lopes é considerado o líder partidário mais competente conseguindo uma nota de 14,3 valores e também o mais simpático com 17,5 valores. Quanto à actuação é Francisco Louçã que ocupa o primeiro lugar com 13,6 valores, seguido de muito perto pelo presidente social-democrata, com 13,1 valores. Ferro Rodrigues ocupa o terceiro lugar na competência com 11,8 valores, mas é ultrapassado por Carlos Carvalhas na actuação e simpatia. O líder do CDS-PP é que continua no fim da tabela, sendo considerado o menos competente, menos simpático e com pior actuação.
Mas apesar da popularidade de Pedro Santana Lopes, se as eleições legislativas fossem hoje, os portugueses dariam a vitória ao PS, que obtém 39,5 por cento das intenções de voto. Mas os socialistas desceram em relação ao mês anterior, quando estavam nos 42,8 por cento. O PSD subiu dos 30,3 por cento para os 31,7 por cento, um movimento que o segundo partido da coligação não acompanhou. O CDS-PP desceu dos 4,7 por cento para os 4,2. Mas quebra mais acentuada teve a CDU. Os comunistas obtiveram apenas 4,8 por cento das intenções de voto, contra 6,4 do mês anterior. O Bloco de Esquerda também subiu ligeiramente dos 3,3 por cento para os 3,5.
FICHA TÉCNICA
OBJECTIVO: Intenção de voto legislativo e popularidade dos líderes.
UNIVERSO: Eleitores residentes em Portugal em lares com telefone fixo.
AMOSTRA Aleatória estratificada por região, sexo, idade, actividade, instrução e voto legislativo, polietápica e representativa do universo, com 600 entrevistas telefónicas (338 a mulheres). COMPOSIÇÃO: Proporcional pela variável estratificação .
RESPOSTAS: Taxa de resposta de 88,2 por cento. Desvio padrão máximo de 0,02.
REALIZAÇÃO 12 a 13 de Julho, para o Correio da Manhã pela Aximage, com a direcção técnica de Jorge Sá e Luís Reto.
OUTRAS OPINIÕES
SAMPAIO DECIDIU BEM
A maioria dos portugueses acha que o presidente da República decidiu bem ao optar por não convocar eleições antecipadas. Isto é, 57,1 por cento dos inquiridos concorda com Sampaio e apenas 39,4 por cento dos interrogados preferia que tivesse sido tomada outra decisão.
GOVERNO SERÁ IGUAL
Cinquenta por cento dos portugueses considera que Santana Lopes vai governar tão bem como Durão Barroso. Dos restantes inquiridos, 24,5 por cento são da opinião que o próximo Governo será melhor que o anterior e 21,7 por cento que será pior do que o Executivo demissionário.
SANTANA ATÉ 2006
Os portugueses interrogados no âmbito da sondagem Aximage/Correio da Manhã acham, na sua grande maioria – 64,8 por cento – que o governo chefiado por Santana Lopes se vai manter no poder até 2006. Apenas 32 por cento considera que o próximo governo de coligação PSD/CDS-PP não conseguirá manter-se até às próximas legislativas.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!