Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Santana ganha 27 mil

O ex-primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, tem motivos para ficar satisfeito: em apenas duas semanas, o seu livro ‘Percepções e Realidade’, dedicado aos meses de governação, já vendeu quinze mil exemplares, esgotando três edições. É um caso raro no panorama editoral português. E, a avaliar pelos direitos de autor atribuídos a este tipo de obra, em média dez por cento do preço de capa do livro, Santana poderá já ter ganho cerca de 27 mil euros ilíquidos nas duas semanas
28 de Novembro de 2006 às 00:00
Ora, se o livro custa 18 euros em banca, Santana poderá ter direito a 1,8 euros por exemplar. Segundo as contas do CM, se multiplicarmos esse valor pelos 15 mil exemplares vendidos, anunciados ontem pela Alêtheia, o ex-primeiro-ministro ganhará 27 mil euros. E vai haver quarta edição.
Mas, se a obra tem sido um êxito, o PSD merece preocupação a Santana Lopes. Ontem, na crónica semanal da TSF, o ex-líder do PSD não poupou Marques Mendes. O actual deputado considerou que, se houve pressões do presidente ‘laranja’ na Câmara, é “inconcebível”. E comparou este cenário ao da autarquia de Setúbal, com as pressões sobre Carlos Sousa (PCP).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)