Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Sátira reina em Ovar e Estarreja

Boa-disposição e sátira podem ser as palavras que melhor caracterizam o Carnaval em Ovar e Estarreja. Nas duas cidades do distrito de Aveiro, os festejos ainda fazem lembrar a cultura de cada região.

14 de Fevereiro de 2012 às 01:00
Passos Coelho e o Zé Povinho
Passos Coelho e o Zé Povinho FOTO: Manuel Vitoriano

Em Estarreja, o desfile vai ter uma procissão dos Passos (Coelho, como o primeiro-ministro). O carro, que também caracteriza o Zé Povinho, é da responsabilidade do grupo ‘Tas’ku’ela’ e começou a ser pensado em Setembro. "Temos 13 anos e a nossa matriz é sempre a mesma: a crítica social", explica Nuno Figueiredo, presidente do grupo, que tem 40 pessoas. O elemento mais novo tem 8 anos e o mais velho 50. O tema ‘Procissão dos Passos’ retrata a morte do País e tem vários andores: um para a perda dos subsídios de férias e de Natal, outro para a República das Bananas: Buraco da Madeira. O terceiro é dedicado ao casalinho Merkel-Sarkozy.

A poucos dias da saída do cortejo, a azáfama nos pavilhões e sede dos ‘Marados’, em Ovar, é cada vez mais intensa. São muitos meses de trabalho e planeamento, para que nada falhe na hora H. "Já vencemos por seis vezes na categoria de grupos e as nossas responsabilidades são acrescidas", explica ao CM Paulo Figueiredo, líder do grupo, que tem 66 elementos.

Pouco incomodados com a recusa do Governo em dar tolerância de ponto, os ‘Marados’ acreditam que até funcionou como um factor de motivação. "Está a despertar muita curiosidade entre o público", diz Paulo Figueiredo.

 


AUSTERIDADE INSPIRA 'TAS'KU'ELA'

As medidas de austeridade impostas pelo Governo inspiraram o carro alegórico do grupo ‘Tas’ku’ela’, do Carnaval de Estarreja. A crítica social é a matriz do grupo.

ARTISTA CONSTRÓI CARROS ALEGÓRICOS HÁ VINTE ANOS

José Oliveira, de 42 anos, é sinónimo de Carnaval de Estarreja. Porquê? Há 20 anos que constrói quase todos os carros que desfilam no cortejo. "Este ano fiz oito, desde Dezembro." Primeiro, é o trabalho de serralharia. "São três pessoas de carpintaria. Depois vamos ao esferovite", explica. O trabalho árduo não o desanima. Gosto bastante disto."

FANNY É RAINHA DOMINGO E DESFILA POR 2500 EUROS

Não é uma rainha do agrado de todos, mas Fanny, a ex-concorrente do programa ‘Casa dos Segredos’, vai ganhar 2500 euros para desfilar Domingo, no Carnaval de Estarreja. A seu lado terá o rei Augusto Baião, natural da terra. A participação de Fanny já levou ao lançamento de duas petições, uma contra a sua presença no desfile e outra a favor.


'MARADOS' REEDITAM ANOS 70

Com um orçamento de 8 mil euros, suportado pelo subsídio da Fundação do Carnaval de Ovar, quotizações e receitas do bar, os ‘Marados’ prepararam uma reedição dos corsos dos anos 70, homenageando Santa Camarão, figura mítica das terras vareiras e do boxe nacional. Lino tem 53 anos, 1,61 metros, e vai encarnar a mãe de Santa Camarão, representado pelo jogador de basquetebol da Ovarense Mário Gonçalves, que mede mais de 2 metros. Sara, de 9 anos, é a única mulher entre os 66 homens do grupo: é a majorete, tal como nos anos 70, em que a GNR abria o cortejo com os cavalos.

ENTRUDO CARNAVAL FESTA SÁTIRA POLÍTICA OVAR ESTARREJA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)