Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Sector do leite está sob investigação

O presidente da Autoridade da Concorrência, Manuel Sebastião, revelou ontem na Assembleia da República que o sector de distribuição do leite em Portugal está a ser investigado. Em causa estão alegadas práticas que violam as leis da concorrência.
6 de Janeiro de 2010 às 00:30
Manuel Sebastião apresentou relatório das relações entre os grandes distribuidores e os seus  fornecedores
Manuel Sebastião apresentou relatório das relações entre os grandes distribuidores e os seus fornecedores FOTO: Manuel Moreira

Sem adiantar pormenores sobre o processo, uma vez que a "investigação ainda está em curso, Manuel Sebastião revelou que a investigação deverá estar concluída no segundo trimestre do ano.

As declarações do presidente da Autoridade da Concorrência surgiram na sequência das críticas do PCP, que acusou a entidade de não cumprir as suas funções. Na resposta, Manuel Sebastião revelou a investigação que envolve empresas no sector da distribuição do leite.

Durante a audiência na comissão de Agricultura, Manuel Sebastião apresentou o relatório preliminar sobre as relações entre a grande distribuição agro-alimentar e os fornecedores, que conclui que as grandes empresas, como a Jerónimo Martins e o Continente, podem influenciar os preços de produção. O relatório final estará concluído em Julho.

Manuel Sebastião sublinhou, no entanto, que os desequilíbrios negociais entre fornecedores e distribuidores estão fora das regras de concorrência.

A audiência de Manuel Sebastião foi solicitada pelos deputados após terem registado queixas de várias empresas de lacticínios referentes aos grandes grupos de distribuição.

PORMENORES

CÓPIAS

Fornecedores queixam-se de que os grandes grupos de distribuição reproduzem "sob as suas insígnias quaisquer produtos que obtenham sucesso".

HORÁRIOS

O relatório da Concorrência revela que as restrições nos horários das grandes superfícies "não parecem ter tido os efeitos esperados" no comércio tradicional.

RELATÓRIO

O relatório final da Concorrência sobre as relações comerciais será mais aprofundado, englobando mais produtos. Estará concluído em Julho.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)