Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Seguro desafia Passos a devolver à concertação social aumento do horário de trabalho

O secretário-geral do PS, que acusou o primeiro-ministro de ser um "apaixonado pela austeridade", desafiou esta sexta-feira Pedro Passos Coelho a retirar do Parlamento a medida de aumentar o horário de trabalho em meia hora por semana, devolvendo-a para negociação em sede de concertação social.
6 de Janeiro de 2012 às 11:58
TIAGO PETINGA / LUSA
TIAGO PETINGA / LUSA FOTO: O secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro, interpela o Governo durante o debate quinzenal sobre o tema "políticas sociais e económicas"

A posição de António José Seguro foi assumida no final do debate quinzenal, na Assembleia da República, num momento em que Pedro Passos Coelho já não dispunha de tempo para responder ao líder dos socialistas. António José Seguro acusou o executivo PSD/CDS de ter dado "uma machadada" na concertação social.

"O conselho que lhe dou é que retire a proposta de aumento de meia hora do horário de trabalho e devolva-a de novo à concertação social", declarou o líder socialista. Nas suas intervenções, António José Seguro, quando defendia a negociação do aumento dos prazos para o cumprimento da consolidação orçamental, também deixou uma "indirecta" ao primeiro-ministro do ponto de vista ético, referindo-se a reuniões reservadas cujo teor é depois revelado publicamente.

Dirigindo-se a Pedro Passos Coelho, António José Seguro disse o seguinte: "Como sabe, não conto em público aquilo que digo em reuniões privadas".

"Mas, na reunião que tive com a ´troika´, em Novembro passado, falei que considero relevante que o país tenha uma estratégia de consolidação das contas públicas de acordo com a realidade e não de acordo uma realidade que se alterou", disse.

Seguro procurou também fazer passar a mensagem de que o primeiro-ministro tem revelado insensibilidade social, através da sua política de "austeridade e de garrote na economia".

"O senhor primeiro-ministro não está a olhar para o país, para as pessoas e para aquilo que as pessoas sentem em termos de dificuldade em chegar ao final do mês", acusou o secretário-geral do PS.

Debate Passos Coelho Parlamento PS António José Seguro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)