O secretário-geral do PS convocou para o próximo dia 30, dois dias após as eleições primárias socialistas, a reunião da Comissão Política para discutir a reforma do sistema político, disse à agência Lusa fonte oficial da direção.
A mesma fonte adiantou que a reunião da Comissão Política Nacional do PS será aberta à participação de todos os deputados da bancada socialista.
A realização de uma Comissão Política Nacional do PS foi proposta pelo presidente do Grupo Parlamentar, Alberto Martins, após mais de uma dezena de deputados socialistas terem esta manhã contestado a proposta de António José Seguro para a reforma do sistema político, designadamente a redução do número de deputados dos atuais 230 para 181.
O presidente do Grupo Parlamentar do PS, na última conferência de líderes, na quarta-feira, marcou para dia 1 de outubro um agendamento potestativo, tendo em vista a discussão dos diplomas sobre revisão da lei eleitoral e sobre o reforço das incompatibilidades de titulares de altos cargos políticos.
Este agendamento potestativo foi também muito contestado por vários deputados do PS na reunião desta manhã da bancada socialista.