Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Sessão atribulada no Parlamento: "Senhores deputados, façam o favor de se sentar"

Trabalhos estenderam-se por quatro horas e o vice-presidente do parlamento Matos Correia tentou pôr ordem na casa,
15 de Março de 2019 às 15:27
Matos Correia, vice-presidente do Parlamento
Assembleia da República
Parlamento
Parlamento
Matos Correia, vice-presidente do Parlamento
Assembleia da República
Parlamento
Parlamento
Matos Correia, vice-presidente do Parlamento
Assembleia da República
Parlamento
Parlamento
Os debates parlamentares prolongaram-se esta sexta-feiura por quase quatro horas, até às 14h00, o que levou o vice-presidente do parlamento Matos Correia a fazer sucessivos apelos, quase em tom de "ameaça", para os deputados respeitarem os tempos atribuídos.

Várias vezes, ao longo da manhã, Matos Correia interrompeu os trabalhos para pedir aos deputados que fizessem menos barulho e até que se sentassem.

"Senhores deputados, fazem o favor de se sentar", pediu, por duas vezes, o vice-presidente do parlamento que estava a dirigir os trabalhos cerca das 13:30.

Pouco tempo antes, e perante o barulho no hemiciclo, com muitos parlamentares de pé e a conversar, Matos Correia perguntou: "Seria pedir muitos aos senhores deputados que se sentassem?"

Lembrando que a ordem de trabalhos era extensa -- sete pontos e 23 projetos de lei e de resolução -- o presidente da mesa em exercício ia pedindo a todos que respeitassem os tempos e avisando, quando terminava o tempo: "Tem mesmo que terminar, senhor deputado. Um minuto não é um minuto e meio ou dois..."

Porém, Matos Correia elogiou quem cumpria os tempos, como aconteceu com Carla Cruz, do PCP, a quem disse em tom de brincadeira: "Gosto da disciplina do PCP."

O ritmo da discussão foi tal que André Silva, do PAN, que tinha apenas um minuto para falar num dos projetos, discursou num ritmo de tal forma rápido, que, no fim, alguém comentou em voz alta, causando risos: "Pronto, agora respire fundo."
Matos Correia PCP Carla Cruz presidente deputado PAN política parlamento políticos deputados sessão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)