Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Só Assunção Cristas tem nota positiva

Assunção Cristas é a ministra mais popular do governo de Passos Coelho. De facto, segundo a sondagem CM/Aximage, realizada nos dias 3 a 5 do corrente mês, a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território é a única, de entre os 11 ministros do elenco governativo, a ter nota positiva dos portugueses.
16 de Abril de 2012 às 01:00
A ministra Assunção Cristas
A ministra Assunção Cristas FOTO: d.r.

Quando questionados sobre a actuação de cada ministro nos últimos 30 dias, numa escala de 0 a 20 valores, os portugueses apenas deram nota positiva a Assunção Cristas, que ainda assim conseguiu apenas 11,4 valores.

Todos os outros dez ministros tiveram negativa. Paulo Portas, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, e líder do CDS-PP, não chegou aos 10 valores, ficando-se pelos 9,9, em igualdade com o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.

Também o ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, levou nota negativa dos portugueses, arrecadando apenas 9,1 valores, sinal de que os contribuintes não estão a apreciar as medidas de austeridade, particularmente os cortes nos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos e pensionistas.

O ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, foi o que teve pior nota no exame aos ministros, com um valor francamente mau: 5,8. A elevada taxa de desemprego, que atingiu o valor recorde de 14,8 por cento, segundo o Eurostat, e 15 por cento segundo aos dados da OCDE, contribuiu certamente para a avaliação à actuação do ministro pelos inquiridos nesta sondagem.

Quem ficou também no fim da pauta foram o ministro da Saúde, Paulo Macedo, com 6,9 valores, e o ministro adjunto Miguel Relvas, com 7,5.


Note-se que pela primeira vez na sondagem CM/Aximage os ministros são avaliados individualmente a partir da apreciação da sua actuação nos últimos 30 dias. Por essa razão não foi feita a comparação com resultados das anteriores sondagens.

MAIORIA ESTÁ DESILUDIDA

A maioria dos portugueses está desiludida com o Governo. Dos inquiridos na sondagem CM, 52,5 por cento afirmam que o Executivo liderado por Pedro Passos Coelho está a governar pior do que esperava.

Apenas 8,1 por cento consideram que a governação tem superado as expectativas, enquanto 37,9 por cento diz que actuação governamental está de acordo com as expectativas.

Os portugueses estão, também, pessimistas face ao futuro, com 75,3% dos inquiridos a achar que os jovens terão um nível de vida futuro pior.

Ficha Técnica:

Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.

Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 600 entrevistas efectivas: 285 a homens e 315 a mulheres; 139 no interior, 252 no litoral norte e 209 no litoral centro sul; 178 em aldeias, 209 em vilas e 221 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.

Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 3 a 5 de Abril de 2012, com uma taxa de resposta de 79,6%.

Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 600 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma “margem de erro” - a 95% - de 4,00%).

Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.

sondagem ministros governo assunção cristas passos coelho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)