Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

SOARES PROMETE DERROTAR SANTANA E PORTAS

João Soares, um dos três candidatos a secretário-geral do PS, afirmou anteontem à noite que a sua "grande luta" vai ser derrotar o primeiro-ministro Pedro Santana Lopes e o ministro da Defesa Paulo Portas.
23 de Agosto de 2004 às 00:00
João Soares garantiu ter 'uma profunda combatividade'
João Soares garantiu ter 'uma profunda combatividade' FOTO: Alexandre M. Silva
Num discurso em Castelo Branco, perante 30 militantes, o candidato à liderança socialista defendeu que as razões da sua candidatura estão relacionadas com o facto de não se conformar com a política de direita dos últimos dois anos e meio e garantiu ter "uma profunda combatividade e disponibilidade" para travar "o combate em todas as circunstâncias".
"Entendo que sou o candidato mais bem posicionado para enfrentar o actual primeiro-ministro, muito embora alguns dos que agora concorrem comigo a este cargo digam que estou em desvantagem porque fui derrotado por ele nas autárquicas em Lisboa", afirmou João Soares, para acrescentar: "Um homem que esteve dois anos e meio na Câmara de Lisboa e que agora a abandona para assumir as responsabilidades de primeiro- -ministro tem de ser confrontado publicamente com os compromissos que assumiu com os lisboetas, sem que os tivesse cumprido".
Sobre as outras duas candidaturas à liderança do PS, Soares considerou que "há visões diferentes sobre a prioridade das batalhas" a travar e a forma de "corrigir" o rumo da economia.
Por seu lado, José Sócrates classificou a sua candidatura como fiel à história do partido, frisando que esta não sofre de angústias ideológicas. Sócrates falava em Coimbra, também anteontem à noite, perante uma assistência de 150 militantes. O ex- -ministro do Ambiente voltou a criticar os que o acusam de querer descaracterizar o PS, afirmando que estes "estão a sonhar com ladrões e fantasmas".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)