Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Soares recebeu "respostas positivas" de Sócrates e Passos Coelho

O antigo Presidente da República Mário Soares afirmou esta sexta-feira que recebeu "respostas positivas" de José Sócrates e Pedro Passos Coelho quando defendeu junto dos líderes dos dois maiores partidos a necessidade de um "entendimento".
29 de Abril de 2011 às 11:23
Mário Soares quer entendimento entre os dois principais partidos
Mário Soares quer entendimento entre os dois principais partidos FOTO: Paulo Cunha/Lusa

Em declarações à Lusa à margem do colóquio internacional 1961 - O Ano 'Terrível' de Salazar, a decorrer na Fundação Mário Soares, o ex-Chefe de Estado explicou que as reuniões decorreram no âmbito do manifesto em defesa de 'Um Compromisso Nacional', que é também subscrito por personalidades como os ex-presidentes Jorge Sampaio e Ramalho Eanes, entre outros.  

Segundo Mário Soares, que fez questão de frisar que se reuniu juntamente com outros subscritores, foi defendida junto de Sócrates e Passos Coelho "a necessidade de um entendimento entre os grandes partidos, pelo menos". 

"Nós estamos à beira de uma situação muito grave no plano económico e financeiro e precisamos que se saia disto bem", afirmou o antigo Presidente da República.  

Questionado sobre que resposta tinha obtido dos líderes do PS e do PSD, Soares começou por não querer responder, mas depois afirmou: "Recebi respostas positivas, sempre."  

'Um Compromisso Nacional' é assinado por centenas de personalidades e no texto do manifesto é feito um apelo a um consenso entre partidos e instituições e a uma "maioria [parlamentar] inequívoca", considerada "indispensável na construção do consenso mínimo para responder à crise".

Ver comentários