Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Soares reforça campanha

O organizador da campanha eleitoral de José Sócrates juntou-se ontem à comitiva de Mário Soares. Rui Pereira disse ao CM que vai ficar “até ao fim”, mas não quis confirmar se o facto de ter sido chamado revela alguma desorganização na campanha do ex-presidente.
13 de Janeiro de 2006 às 00:00
Em Castelo Branco, Mário Soares falou e cumprimentou os mais velhos e os mais novos
Em Castelo Branco, Mário Soares falou e cumprimentou os mais velhos e os mais novos FOTO: António José, Epa
“Houve alguns atritos e estou aqui para ajudar. Só vim agora, porque só agora tive oportunidade de organizar a minha vida pessoal. Afinal, eu não sou funcionário do partido [PS]”. Quando o CM lhe perguntou “que atritos?”, Rui Pereira corrigiu: “Terá havido. Terá havido.”
António Manuel, director da volta a Portugal que Soares está a efectuar, também não reconheceu problemas de organização que levassem à convocação de Rui Pereira. “É um amigo que eu convidei para estar comigo o tempo que quisesse”, referiu, frisando que só há uma pessoa que pode dizer se as coisas estão a correr bem, ou não: “É o dr. Mário Soares e, até agora, não me disse nada.”
Mas os problemas de organização existem. Ontem, no almoço da Sertã, o candidato foi surpreendido quando o chamaram para falar. Na altura estava a deliciar-se com um prato de fruta (ananás, laranja) quando o ‘speaker’ o anunciou. Soares, ainda com a boca cheia, levantou-se num ápice para, no essencial, repetir o que tem dito nos últimos dias sobre o candidato que vai à frente nas sondagens. “Não é o professor Cavaco Silva que me preocupa, mas o cavaquismo, que é arrogante e autoritário.” Menos de dez minutos depois pediu aos 200 apoiantes que tinha à sua frente para se animarem e acreditarem que no dia 22 Cavaco não vai ter maioria absoluta e que irá perder na segunda volta.
Logo a seguir voltou a sentar-se, acabou o prato de fruta, meteu-se no carro e rumou para Castelo Branco. O dia terminou com um comício em Portalegre.
MELHOR
A ementa (muito variada) do almoço na Sertã.
PIOR
As bocas da assistência no comício de Aveiro.
PROMESSA
“Defenderei os direitos dos funcionários públicos”.
SECRETO
Encontro. Após o comício de Aveiro (na quarta-feira), António Vitorino, um dos discursantes, cruzou-se com Alfredo Barroso (director da campanha de Soares), na área de serviço da Mealhada. Trocaram poucas palavras e um seco cumprimento de mãos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)