Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

SOCIALISTAS CRITICAM RUI RIO E EXIGEM CONHECER RELATÓRIO

Os seis vereadores socialistas da Câmara do Porto criticaram ontem o presidente Rui Rio (PSD) por ter omitido o relatório da auditoria efectuada pela Inspecção-Geral das Finanças (IGF) e exigiram a sua distribuição por todo o executivo.
5 de Maio de 2004 às 00:00
“Por que razão foi omitido o relatório”, inquiriu a vereadora Isabel Oneto, pergunta a que Rui Rio não respondeu durante toda a reunião. Os socialistas apresentaram um requerimento dirigido ao presidente da Câmara em que pedem que lhes seja fornecido aquele documento.
O relatório, entre outras questões, considera que a actuação do ex-presidente socialista da autarquia, Nuno Cardoso, no âmbito do Plano de Pormenor das Antas (PPA), prejudicou a Câmara do Porto em cerca de três milhões de euros, por presumível favorecimento ao Futebol Clube do Porto.
A conclusão dos inspectores da IGF refere-se à aquisição pela autarquia ao FC Porto da “Quinta dos Salgueiros”, em troca de quatro lotes de terreno da frente urbana do Parque da Cidade, em que sobreavaliou uns e subvalorizou outros.
Isabel Oneto especificou que o objectivo do requerimento é determinar porque nem todos os vereadores tiveram conhecimento do documento e a razão desta auditoria externa não ter subido à reunião do executivo.
Os vereadores socialistas apresentaram, também, um requerimento ao presidente para que lhes seja fornecido “um levantamento actualizado do ponto da situação sobre as cobranças nas cantinas escolares, durante os anos de 2002 e 2003”.
No documento, os socialistas afirmam que Rui Rio, “de uma forma ética e democraticamente deplorável, enviou pressurosamente para a comunicação social os resultados da auditoria que mandou instaurar aos postos de cobrança da Câmara antes dos interessados serem informados”. Na avaliação dos auditores, no total, não entraram nos cofres da Câmara do Porto 61 mil euros em cheques e 40 mil euros em dinheiro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)