Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Sócrates agita final da campanha

Ex-líder socialista movimentou amores e ódios e roubou lugar a Francisco Assis como alvo das críticas da coligação, que vê em Sócrates "o rosto do despesismo".
24 de Maio de 2014 às 00:00
Ferro Rodrigues, António José Seguro e Sócrates juntos
Ferro Rodrigues, António José Seguro e Sócrates juntos FOTO: Nuno Veiga/Lusa

Uma campanha marcada por um nome que no dia em que entrou no terreno incendiou a corrida às europeias. No último dia de campanha, José Sócrates esteve ao lado de Francisco Assis: não desceu o Chiado mas deu autógrafos e mexeu com a coligação PSD/CDS-PP, que usou o fantasma do antigo primeiro-ministro para recordar polémicas do passado.

O centrista Lobo Xavier garante que só saiu para a campanha da coligação por causa de Sócrates. "O que me preocupou e o que me fez sair de casa é que não se pode jogar com a falta de memória das pessoas", afirmou o ex-líder parlamentar do CDS-PP. Para o advogado, "se o PS acha que esta é a altura de recuperar a figura do engenheiro Sócrates, então essa é a altura de também eu voltar à política ativa". Já para o cabeça de lista da Aliança Portugal, Paulo Rangel, além de fazer promessas que conduzem à "irresponsabilidade", o PS ainda coloca "a cereja em cima do bolo", ao trazer Sócrates, o "rosto do despesismo", para a campanha, afirmou o social-democrata num almoço em Penafiel.

Mas na resposta, José Sócrates foi duro com a coligação. Criticando uma campanha "imbecil" e de "ódio" feita pelo PSD/CDS-PP. "Ao longo da última semana, foi difícil distinguir os momentos mais de ataque pessoal e de ódio dos momentos mais imbecis", reagiu. Sócrates, que esteve num almoço na Cervejaria Trindade com Assis, não desceu o Chiado ao lado do cabeça de lista do PS e de António José Seguro: não por medo do "povo da direita", mas por achar que é um espaço reservado aos candidatos. Antes de sair de cena, deixou a garantia: "Não tenho medo de nada, muito menos dos insultos da direita."

PSD; CDS-PP Chiado terreno autógrafos europeias Sócrates Seguro Francisco Assis
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)