Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Sócrates alerta UE

O primeiro-ministro, José Sócrates, defendeu ontem uma política única de imigração na União Europeia, abrangendo a cooperação fronteiriça, a harmonização das regras de entrada e um apoio comum aos países de origem.
4 de Outubro de 2006 às 00:00
José Sócrates defende uma política de imigração europeia
José Sócrates defende uma política de imigração europeia FOTO: João Abreu Miranda/Lusa
José Sócrates defendeu estas posições na sessão de abertura da XI Conferência Internacional das Migrações, em Lisboa, iniciativa que junta centenas de especialistas sobre o fenómeno migratório de cerca de seis dezenas de países.
Tendo ao seu lado o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, Sócrates lembrou que foi um dos oito chefes de Estado e de Governo da bacia do mediterrâneo que escreveram recentemente à presidência finlandesa da União Europeia a reclamar uma atenção maior às questões da imigração. “Pode e deve haver uma única atitude política em relação à imigração dentro da União Europeia”, prevendo “a cooperação nas fronteiras, a harmonização das condições de entrada, o apoio aos países de origem e uma política comum de integração”, sustentou o primeiro-ministro.
“Não pode haver uma política inteligente sobre o fenómeno migratório sem que haja uma verdadeira cooperação internacional”, acrescentou. No seu breve discurso, José Sócrates garantiu que Portugal “atribui prioridade à questão da imigração ao nível da sua política doméstica”.
“A política do Governo é humanista e responsável em relação à imigração. Queremos promover a imigração legal, e queremos combater a imigração clandestina e a burocracia, que tantas vezes é amiga da ilegalidade”, salientou.
“A entrada de trabalhadores estrangeiros em território nacional contribuiu para aumentar o crescimento económico e melhorar a sustentabilidade do sistema de Segurança Social”, sublinhou o chefe do Governo.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)