Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Sócrates apoia Mário Soares

José Sócrates quebrou o silêncio sobre as presidenciais e assumiu que caso Mário Soares deseje candidatar-se à Presidência da República terá o apoio do PS.
24 de Julho de 2005 às 14:00
O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, em declarações ao “Jornal de Notícias” (JN), mostrou o seu apoio a uma eventual candidatura de Mário Soares à presidência da República. “Tenho a certeza que se ele estiver disponível terá todo o apoio no PS e no país”, disse José Sócrates ao mesmo jornal.
O líder socialista quebra assim, pela primeira vez, o silêncio sobre a questão das presidenciais, elogiando o antigo chefe de estado português, salientando a “experiência” e “prestigio” de Soares “podem ajudar muito a unir Portugal”.
As declarações de Sócrates surgem numa altura em que se falam de vários possíveis candidatos de esquerda. O nome de Freitas do Amaral já foi mencionado como hipótese para a corrida presidencial. Ontem, Manuel Alegre afirmou a sua disponibilidade para a corrida caso o partido o solicite. Sabe-se ainda que Mário Soares tem sido pressionado a assumir a corrida eleitoral.
SOARES PONDERA CANDIDATURA
Em reacção à notícia do apoio de José Sócrates a uma eventual candidatura, Mário Soares, citado pelos media, disse precisar de um momento para "reflectir" antes de decidir se se recandidatará.
Soares refere que a declaração do secretário-geral do PS, José Sócrates, ao JN, "muda as circunstâncias e tem um peso inegável" na reflexão que tem vindo a fazer, "desde há alguns dias" sobre uma eventual recandidatura às presidenciais.
Capoulas Santos já comentou que, se Soares decidir avançar com uma candidatura presidencial, o ex-Chefe de Estado terá o apoio incondicional de todas as distritais do PS. Face a esta novidade persidencial no espectro político da esquerda, PCP e BE mantêm a intenção de apoiar candidatos próprios.
Miguel Macedo, secretário-geral do PSD, comentou que Soares será um candidato presidencial de recurso para o PS. Alberto João Jardim, presidende do Governo Regional da Madeira e do PSD-Madeira, declarou esta tarde que nenhum candidato presidencial socialista fará a diferença e insinuou que a questão do candidato socialista está a ser empolada "para enganar o povo soberano", desviando a atenção deste dos problemas reais do País e da governação socialista.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)