Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Sócrates apresenta medidas fiscais

José Sócrates disse este domingo no Porto que pretende limitar as deduções fiscais dos mais ricos de forma a poder aliviar a carga fiscal da classe média.
8 de Fevereiro de 2009 às 15:51
José Sócrates vai apresentar a sua moção no XVI Congresso do PS, a decorrer entre 27 de Fevereiro e 01 de Março
José Sócrates vai apresentar a sua moção no XVI Congresso do PS, a decorrer entre 27 de Fevereiro e 01 de Março FOTO: D.R.

“É preciso aliviar a carga fiscal da classe média fazendo com que aqueles que são mais ricos possam deduzir menos naqueles que são os seus contributos para o Estado”, afirmou o secretário-geral do PS e Primeiro-ministro durante a apresentação da moção ‘PS: A força da Mudança’ no Porto.

“É a nossa proposta-bandeira no combate às injustiças fiscais”, frisou Sócrates, recordando o “enorme esforço” que o seu Governo fez no combate evasão fiscal , que “bateu todos os recordes” em termos de recuperação das dívidas ao Fisco.

José Sócrates defendeu ser “preciso continuar esse combate, mas, ao mesmo tempo, é preciso aliviar a carga fiscal da classe média”, sacrificando as deduções fiscais dos mais ricos.

O secretário-geral dos socialistas apresentou ainda como “bandeira política” a escolaridade obrigatória de 12 anos e recuperou algumas das ideias defendidas em anteriores sessões de apresentação da moção que vai levar ao XVI Congresso do partido, nomeadamente a defesa de um novo referendo sobre a regionalização e a inclusão no programa eleitoral do partido do direito ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)