Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Sócrates elogia visão progressista do Governo

O secretário-geral do PS, José Sócrates, afirmou este domingo que este governo tem "uma visão progressista e não conservadora", orientando a sua política, não para a juventude, mas "para a sociedade que é boa para a juventude", em declarações proferidas na sessão de encerramento do Congresso Nacional da Juventude Socialista (JS).
20 de Julho de 2008 às 16:10
José Sócrates esteve na sessão de encerramento do congresso nacional da JS
José Sócrates esteve na sessão de encerramento do congresso nacional da JS FOTO: Jorge Paula
Dirigindo-se às centenas de militantes presentes no congresso, Sócrates salientou que iria concentrar o seu discurso na política "de um governo que se orienta por valores progressitas".
"Não venho dar lições de moral, nem dizer-vos como os jovens se devem comportar e muito menos venho aqui para vos dizer que o principal objectivo da família é a procriação", afirmou Sócrates.

José Sócrates enalteceu as políticas do seu executivo, afirmando tratar-se de "um governo que se orienta por valores progressistas e que recusa todas as visões do passado, retrógradas e baseadas em visões conservadoras".

O primeiro-ministro criticava assim a líder social-democrata, Manuela Ferreira Leite, sem, contudo, referenciar uma única vez o seu nome ou o do partido que lidera.

Recorde-se que, a líder do PSD considerou sábado "totalmente desadequadas" as políticas de juventude em Portugal, manifestando-se contra a "política assistencial" de ajudas e subsídios a jovens.

O primeiro-ministro, que discursou durante meia hora, disse que são valores como a "tolerância, a diversidade e a liberdade individual" que levaram este governo a lutar pela lei da interrupção voluntária da gravidez, da paridade, da procriação geneticamente assistida e da nova lei do casamento civil.

Sócrates também enalteceu os programas destinados aos jovens já criados e a introdução do inglês em todas as escolas públicas do ensino básico, bem como a redução do insucesso escolar e a criação do programa Novas Oportunidades.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)