Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Sócrates leva autocarro para encher auditório

Poucos socialistas marcaram presença no lançamento do livro de Sócrates.
Nuno de Sousa Moreira e Pedro H. Gonçalves 29 de Outubro de 2016 às 09:16
Poucos socialistas marcaram presença no lançamento do livro.
Longe da enchente e dos amigos conhecidos quando apresentou o primeiro livro, em 2013, desta vez Sócrates teve de recorrer a, pelo menos, um autocarro, que transportou apoiantes de Vila Real, para encher ontem a sala de apresentação do livro ‘O Dom Profano: Considerações sobre o carisma’ no auditório da FIL, no Parque das Nações, Lisboa.

"Só eu trouxe uma camioneta com 60 pessoas de Vila Real", gabou-se um dos apoiantes de Sócrates a Pedro Silva Pereira, eurodeputado e amigo de Sócrates. Vários idosos confirmaram ao CM que tinham partido de manhã para verem ao vivo José Sócrates. " Saímos por volta das 10h00, viemos dar um passeio e aproveitamos para ver este livro", explicou um reformado, que recusou identificar-se. Todos negaram que se tratasse de uma excursão, mas, no final, com o livro na mão e autógrafo garantido, todas estas pessoas, que foram cruciais para encher o auditório, saíram juntas em direção ao autocarro que as esperava na Gare do Oriente.

Ao lado de Sócrates estiveram muitas caras anónimas, mas poucos amigos. Do Governo, apenas Capoulas Santos, ministro da Agricultura, e Marcos Perestrello, secretário de Estado da Defesa, marcaram presença. Ambos recusaram falar. Do PS esteve ainda Maria de Belém e o deputado Sérgio Sousa Pinto, que apresentou o livro, Fernando Gomes e Paulo Campos.

O antigo secretário-geral da UGT, João Proença, desvalorizou a polémica sobre a autoria do livro. "É normal que membros do Governo tenham quem lhe escreva discursos."

Já Domingos Farinho, alegado autor-fantasma dos livros de Sócrates, não compareceu.
Sócrates Vila Real O Dom Profano FIL Parque das Nações Pedro Silva Pereira José Sócrates livro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)