Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Sócrates leva um terço do Governo

O primeiro-ministro, José Sócrates, parte hoje para uma visita oficial de três dias a Moçambique. Na bagagem leva, para além de 10 membros do Governo, 50 empresários ligados ao sector das energias renováveis, comunicações, hotelaria, construção e consultadoria.
2 de Março de 2010 às 00:30
José Sócrates  e  Armando Guebuza
José Sócrates e Armando Guebuza FOTO: EPA

A aprovação em Conselho de Ministros da criação de um Fundo de Apoio ao Investimento em energias renováveis – de empresas portuguesas ou com participação portuguesa no país – com uma dotação de 91,5 milhões de euros, uma série de acordos na área da Cultura e a cantora Mariza que fará, na quinta-feira à noite, um espectáculo são algumas das iniciativas que Portugal leva na bagagem.

Amanhã o dia está reservado para encontros com o Presidente da República moçambicano, Armando Guebuza, com o primeiro-ministro, Aires Ali, com deputados da Assembleia da República e com a comunidade portuguesa. Há cerca de 11 mil portugueses a viver em Moçambique. Sócrates brinda-os com um discurso numa recepção à hora de almoço. Na quinta-feira é a visita à barragem de Cahora Bassa, localizada no Songo, província de Tete.

MINISTROS COM PROGRAMA À PARTE

Alguns dos ministros que acompanham Sócrates têm programas à parte. Por exemplo, o ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, na manhã de quinta-feira visitará a academia militar em Nampula. Ao mesmo tempo e no mesmo dia, a ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, inaugura uma exposição e uma biblioteca na Ilha de Moçambique. Por Maputo fica a ministra do Trabalho e da Segurança Social, Helena André, que faz uma visita ao Projecto Integrado de Desenvolvimento Sociocomunitário no Mumemo e, na Matola, visita um infantário.

PORMENORES

GOVERNANTES

Estarão em Moçambique Luís Amado (Negócios Estrangeiros), Augusto Santos Silva (Defesa), Vieira da Silva (Economia), Helena André (Trabalho e Solidariedade Social) e Gabriela Canavilhas (Cultura).

SECRETÁRIOS DE ESTADO

João Gomes Cravinho (Negócios Estrangeiros e Cooperação), Carlos Costa Pina (Tesouro e Finanças), Fernando Serrasqueiro (Comércio), Carlos Correia da Fonseca (Transportes) e João Mata (Educação) também fazem parte da comitiva de Sócrates.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)