Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Sócrates pede maioria absoluta

A maioria parlamentar é uma maioria absoluta, que eu saiba, a não ser que haja outra maioria parlamentar que permita governar sozinho, só a maioria absoluta". A frase é do líder socialista, José Sócrates, no final da reunião de segunda-feira da comissão política do partido para analisar a derrota eleitoral do PS nas europeias.

17 de Junho de 2009 às 00:30
José Sócrates na sede do PS para a reunião da comissão política
José Sócrates na sede do PS para a reunião da comissão política FOTO: António Cotrim, Lusa

O primeiro-ministro não usou a expressão "maioria absoluta" dentro do encontro, mas cá fora acabou por explicar que quando se refere a uma "maioria parlamentar", quer dizer "maioria absoluta". Hoje enfrenta uma moção de censura do CDS-PP e procurará explorar a ideia de oportunismo político, até porque o PS teve, em 2004, 44 por cento dos votos nas europeias e não avançou com uma moção de censura. À noite estará na SIC. Sócrates está apostado em explicar até à exaustão as suas reformas .

Na comissão política António José Seguro fez um discurso a pedir uma estratégia diferente. Já Carlos César terá pedido para não se afrontar pessoas .

António Vitorino coordenará o programa de Governo e João Tiago Silveira é o novo porta-voz do partido, substituindo Vitalino Canas .

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)