Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

SÓCRATES PREPARA TERRENO

As movimentações socialistas em torno da substituição de Ferro Rodrigues na liderança do PS estão a intensificar-se. Depois de João Soares ter dado um passo em frente, assumindo publicamente que poderá avançar com uma candidatura, é agora a vez dos apoiantes de José Sócrates começarem a delinear estratégias.
26 de Junho de 2003 às 00:00
José sócrates tem vindo a reunir-se com outros camaradas
José sócrates tem vindo a reunir-se com outros camaradas FOTO: Ramiro de Jesus
O ex-ministro do Ambiente, Jaime Gama e José Lello têm sido vistos regularmente juntos em jantares e almoços. Um convívio que seria normal entre colegas de partido, mas que ganha outra dimensão numa altura em que, nos bastidores, a capacidade de liderança de Ferro Rodrigues está a ser posta em causa. O objectivo destes encontros, ao que o Correio da Manhã conseguiu apurar, é mesmo o de começar também a marcar terreno.
A reacção de Ferro Rodrigues ao envolvimento do seu partido no escândalo na Casa Pia foi, segundo alguns socialistas, "demasiado emotiva" e acabou por deixar o PS "refém" deste episódio que está a abalar os alicerces do partido. Ainda ninguém o assumiu publicamente, mas há quem aposte que começou aqui a queda do actual secretário-geral.
Não é, pois, de estranhar que as movimentações para a corrida ao cargo comecem a intensificar-se. António Costa, o actual líder parlamentar, é uma das hipóteses, tal como o ex-presidente da Câmara de Lisboa, João Soares. Jaime Gama e José Sócrates também têm sido apontados como alternativas credíveis, mas, pelo menos até agora, seria cada um por si. No entanto, o CM sabe que a estratégia poderá mudar e passar por um apoio do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros ao seu ex-colega de Governo. Por isso, estes encontros dos últimos dias.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)