Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Sócrates apoia Costa em jantar

António Costa, candidato à liderança do PS, quer o ex-primeiro-ministro José Sócrates a seu lado no jantar que está marcado para dia 8, no Páteo da Galé, em Lisboa. O encontro está a ser organizado pela FAUL – Federação da Área Urbana de Lisboa – que, por enquanto, se escusa a confirmar as presenças no jantar de apoio a António Costa.
Lídia Magno 2 de Setembro de 2014 às 16:00
António Costa vai ter o ex-governante a seu lado em iniciativa de campanha, no dia 8
António Costa vai ter o ex-governante a seu lado em iniciativa de campanha, no dia 8 FOTO: Marisa Cardoso

Os convites estão a ser feitos a várias personalidades, muitas delas ministros e secretários de Estado do anterior governo socialista, liderado por José Sócrates. Contam-se entre os convidados José Lello, Paulo Campos, Mário Lino e Pedro Silva Pereira, apurou o CM.

No jantar, Costa quer juntar também simpatizantes de peso à sua candidatura, como o físico Carvalho Rodrigues, pai do satélite português. Mário Soares, ex-Presidente da República e apoiante de Costa, está ainda de férias no Algarve, mas é um dos convidados para a iniciativa.

O Tribunal Constitucional (TC) recusou ontem dar seguimento ao pedido de impugnação da decisão sobre a convocação das primárias. O pedido foi feito pelo militante Miguel Caldeira, que pretendia a impugnação destas eleições, invocando os estatutos do partido e os regulamentos para defender que as primárias não poderem ser realizadas sem a convocação de um congresso ordinário ou extraordinário que visasse a alteração dos estatutos.

O TC considerou que as eleições são "um ato da direção política da vida interna do partido". No acórdão, a que a Lusa teve acesso, pode ainda ler-se que "não cabe ao tribunal sindicar um ato com esta natureza". O Constitucional decidiu, pelas mesmas razões, não analisar o pedido de medida cautelar para suspender o ato eleitoral, marcado para dia 28.

O secretário nacional do PS, Miguel Laranjeiro, congratulou--se com esta decisão, afirmando que "é uma vitória de quem defende a abertura dos partidos à sociedade".

José Lello Paulo Campos Mário Lino Pedro Silva Pereira Costa Mário Soares ex-Presidente da República
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)