Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

“Somos um gigante marítimo”

Cavaco anilhou uma cagarra nas ilhas Selvagens 
19 de Julho de 2013 às 01:00
PRESIDENTE, CAVACO SILVA, ILHAS SELVAGENS
PRESIDENTE, CAVACO SILVA, ILHAS SELVAGENS FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

"Somos um gigante marítimo na UE, mas em termos de aproveitamento da nossa Zona Económica Exclusiva, o País é um anão." Com esta frase, o Presidente da República, que ontem iniciou uma visita às ilhas Selvagens, aponta o caminho: Portugal deve apostar na investigação do mar e numa maior exploração dos recursos marítimos.

A visita assinala os 50 anos da primeira missão científica às Selvagens, e Cavaco é o primeiro Presidente a ir à Selvagem Pequena e a pernoitar na Selvagem Grande.

O dia do Presidente começou bem cedo com uma caminhada na Selvagem Pequena, acompanhado por dois vigilantes da natureza, os únicos habitantes temporários da ilha. Com ténis, o Presidente teve contacto com as duas espécies de aves protegidas: a cagarra e a calca-mar. O chefe de Estado teve depois a oportunidade de anilhar uma cagarra e chamar a atenção para a importância da preservação da biodiversidade . Aliás, o primeiro animal que Cavaco viu na ilha foi uma osga. "Abri a janela e a primeira coisa que vi foi uma osga pequenina", disse o Presidente. À tarde, Cavaco visitou a Selvagem Grande, onde existem apenas uma casa privada, a casa da guarda e um posto de correio. Foi desse posto de correio que o Presidente enviou três postais, um deles para a sua mulher.

LEIA MAIS NA EDIÇÃO EM PAPEL DO JORNAL 'CORREIO DA MANHÃ'

PRESIDENTE CAVACO SILVA ILHAS SELVAGENS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)