Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Sondagem: Manifestação custa 4 pontos ao PSD

Por lapso, o CM publicou os dados da sondagem do mês de fevereiro. Pedimos desculpa pelo sucedido. Publicamos agora os dados da sondagem correta.
17 de Março de 2013 às 18:03

PS e PSD estão a cair na intenção de voto dos portugueses. Os socialistas recolhem 31,6% da intenção dos voto e os sociais democratas 25,1%. Com a contestação social a subir de tom, o PSD caiu 4 pontos percentuais nas intenções de voto este mês.

A manifestação de dia 2 de Março, que terá juntado cerca um milhão de pessoas nas ruas contra a austeridade, organizada pelo movimento ‘Que se lixe a Troika' terá pesado na intenção de voto dos inquiridos   - a sondagem realizou-se entre os dias 4 e 6 de Março. É o valor mais baixo para o partido de Pedro Passos Coelho, pelo menos desde Outubro de 2012 (24,9%).

Para o PS, é a segunda queda consecutiva na intenção de voto dos portugueses. Agora, a separar os dois partidos estão 6,5 pontos percentuais de diferença.

Mas se os dois maiores partidos estão em queda, CDS, CDU e BE estão a conquistar eleitores. O partido de coligação liderado por Paulo Portas subiu para os 12,1%, a CDU está agora nos 12,2% e BE passou de 6,3% para 7,1%.

A abstenção, contudo, continua a liderar com 46,2% dos inquiridos a optar por não escolher partidos.

FICHA TÉCNICA

Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.

Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 607 entrevistas efectivas: 278 a homens e 329 a mulheres; 151 no interior, 244 no litoral norte e 212 no litoral centro sul; 163 em aldeias, 212 em vilas e 232 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.

Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 4 a 6 de  Março de 2013, com uma taxa de resposta de 82,6%.

Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 607 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).

Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.

PS PSD Manif Sondagem
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)