Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

PDR de Marinho e Pinto duplica nas intenções de voto

PS à frente com 37,4 % e PSD com 31%, segundo sondagem CM/Aximage.
José Rodrigues 5 de Dezembro de 2014 às 18:30
O Partido Democrático Republicano é liderado por Marinho e Pinto
O Partido Democrático Republicano é liderado por Marinho e Pinto FOTO: Alexandre Azevedo/Sábado

O Partido Democrático Republicano (PDR), liderado por Marinho e Pinto, e o Livre, de Rui Tavares, são as únicas forças políticas que estão a subir nas sondagens, e com forte possibilidade de formarem grupos parlamentares nas eleições legislativas de 2015.

Segundo uma sondagem CM/Aximage, realizada nos dias 1 a 4 do corrente, o PDR obtém 4,1% das intenções de voto, duplicando a votação em apenas um mês. Já o Livre chega aos 2,9%, contra 2,1% na sondagem realizada em novembro.

Todos os outros partidos com representação parlamentar descem nas intenções de voto. O PS, ainda em "choque" pela prisão preventiva de José sócrates e cinco dias após o congresso, continua a cair. Na sondagem CM de outubro obteve 40,2%, na de novembro 38,5% e em dezembro 37,4%.




















O PSD tem vindo a recuperar desde outubro, mas baixou agora ligeiramente para os 31%. A CDU continua a ser a terceira maior força política, com 7,6% nesta sondagem (menos 0,3 pontos), e o BE obtém 5,2%, contra 6% em novembro.

O CDS continua em queda, conseguindo apenas 5,1%. Assim, o PDR, cujo processo de formalização foi entregue por Marinho e Pinto no passado dia 1 no Tribunal Constitucional, já está a disputar, com o BE e o CDS, o quarto lugar no ranking dos maiores partidos políticos.

Ficha Técnica

Universo: Indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.


Amostra: Aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 607 entrevistas efectivas: 279 a homens e 328 a mulheres; 105 no Interior Centro Norte, 156 no Litoral Centro Norte, 103 no Sul e Ilhas, 172 em Lisboa e Setúbal e 71 no Grande Porto; 158 em aldeias, 204 em vilas e 245 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.

Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 1 a 4 de Dezembro de 2014, com uma taxa de resposta de 80,7%.

Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 607 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).


Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.

sondagem eleições PS PSD CDS BE CDU PDR Livre votos CM Aximage
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)